28 septembre 2006

C. Mundo de Clubes – Apuramento do Campeão

Championnat du Monde de Clubs – Fase final

RTP International / RTP Africa (21h30 (P) = 22h30 (SUI)

"Parabéns ao Ricardo Pereira e ao Luis Viana (do Bassano), por serem os únicos portugueses a serem campões do Mundo de Clubes pela primeira vez.
Mostraram neste campeonato, que ainda podem dar muito à nossa seleção.
Um abraço da Suiça.
Pedro Antunes"


30.09.06 - 18:00 :Bassano 3 - Benfica 2
30.09.06 - 19:30 :Porto 0 – Reus 6 (RTPi - Diféré à 2h00 SUI)

29.09.06 - 20:00 :Benfica 1 - Porto 1 (RTPi - Diféré à 2h00 SUI)
29.09.06 - 21:30 :Reus 2 - Bassano 3

28.09.06 - 20:00 :Bassano 4 - Porto 2
28.09.06 - 21:30 :Benfica 1 - Reus 3 (RTP directo)

Alguns Comentários:
In : O JOGO (29.09.2006)

"FC Porto 2 - Bassano 4"
"Equipa de Franklim Pais esteve irreconhecível e não evitou derrota com o Bassano"
FC Porto perde e fica mais longe
Com as contas mais complicadas, o encontro desta noite (20h00) com o Benfica será um clássico ainda mais apetecível por terras angolanas
SARA LEITE, ENVIADA ESPECIAL A LUANDA (ANGOLA)

O que parecia “favas contadas” transformou-se num pesadelo para os pentacampeões nacionais, apontados como favoritos neste Campeonato do Mundo de Clubes, que amanhã termina no pavilhão da Cidadela, em Luanda. O FC Porto acabou por ser uma sombra de si próprio, e foi mesmo protagonista da maior surpresa do torneio até ao momento. Ao perder por 2-4 com os italianos do Bassano – onde alinham os portugueses Luís Viana, um dos homens da noite, e Ricardo Pereira, igualmente em bom plano -, o FC Porto poderá ter comprometido a conquista do título, muito por culpa de erros defensivos infantis.

Como que descaracterizada, a equipa portista nunca assumiu os seus mecanismos, cometendo falhas que não lhe são características. Nem mesmo os seus "pesos-pesados" estiveram ao seu nível, nomeadamente o espanhol Pedro Gil, muitos furos abaixo do rendimento a que já habituou.

O mérito pertence, assim, por inteiro ao Bassano, que actuou com maior serenidade., mesmo quando se encontrava a perder (1-2) ao longo de uma primeira parte mais sóbria. Perante a descoordenação do FC Porto, Bresciani apostou tudo no jogo táctico, impondo uma defesa quase impenetrável, mantendo o controlo ao nível também do ataque.
Após o intervalo, Zen empatou (2-2), a que se seguiu o golo do avanço italiano pelo stick de Alberto Orlandi, hoquista que representou o FC Porto por duas épocas, ambas vitoriosas.
Além da surpreendente falta de reacção dos azuis e brancos, há a lamentar algumas cenas de “cabeça perdida”, como foi, já perto do fim, a troca de mimos entre os compatriotas Pedro Moreira e Luís Viana.
Árbitros : Edelfride Cipriano (Ang) & Enrico Armati (Sui)


FRANKLIM PAIS
"FC Porto não jogou bem"
"Penso que o FC Porto não jogou bem. Como sempre acontece, o nosso objectivo é vencer, mas desta vez não conseguimos. Vamos continuar a perseguir a vitória. O FC Porto perde o jogo porque cometeu dois erros que resultaram em dois golos. Agora teremos que tentar rectificar com o Benfica, conscientes de que a melhoria da prestação passa por não repetir os erros cometidos neste encontro com o Bassano."

LUÍS VIANA
"Agora tudo é possível"
"Estamos sempre à espera de ganhar, não entrámos nesta prova desmoralizados. Daí que este era um resultado perfeitamente possível entre os três que poderiam acontecer. Tentamos impor o nosso ritmo, fazendo um jogo mais táctico. O Bassano pode ganhar ao FC Porto, como o contrário também pode acontecer. Não penso que seja assim tão surpreendente. Temos que vencer o próximo jogo, pois a partir de agora tudo é possível."

A FIGURA: LUÍS VIANA
"Convicção"
Na sua segunda época ao serviço do Bassano, Luís Viana foi dos jogadores transalpinos que mais lutou, aquele que sempre acreditou. E foi premiado por isso. Sem se deixar intimidar pelo estatuto do FC Porto – equipa que ainda este ano afastou o Bassano da fase final da Liga dos Campeões – o avançado fez um jogo inteligente, sendo ele próprio a sentenciar a partida quando perto do fim marcou de livre directo o quarto golo italiano (4-2).

"Benfica 1 - Reus 3"
"Faltou alma ao Benfica"
Num dia para esquecer para as equipas portuguesas, o Benfica também perdeu com a equipa espanhola do Reus, por 1-3, no outro jogo da noite do grupo do quarteto que luta por este inédito título mundial de clubes. Não obstante a realidade conhecida do forte potencial do Reus - onde alinham quatro campeões do Mundo e da Europa, caso de Xavier Caldú, Marc Gual, Lluis Teixido e Guillem Trabal – foi visível o contraste de um conjunto benfiquista que entrou cabisbaixo, prosseguindo com essa postura.

Apesar da qualidade da mão de obra existente na equipa de Carlos Dantas, esses valores individuais não conseguiram materializar as poucas oportunidades de golo criadas ao longo de um jogo que nada teve de excitante

A três minutos do fim, Tó Silva foi chamado a marcar um penalti, este depois anulado pelo árbitro, mas que, na repetição, foi concretizado por Ricardo Barreiros, naquele que foi mesmo o tento de honra do Benfica.
Com tudo por decidir, uma certeza fica no ar: os dois encontros desta noite – FC Porto-Benfica e Bassano-Reus – serão de cortar a respiração.
Árbitros : Manuel Romão (Ang) & Mario Guadagnin (Ita)

CARLOS DANTAS
"Reus mais eficaz"
"A diferença das equipas não está no resultado nem na qualidade demonstrada em rinque. Acontece que o Reus foi mais eficaz, porque conseguiu concretizar as oportunidades que criou. O Benfica também foi infeliz nas duas bolas à trave que poderiam muito bem ter equilibrado a partida. A competição está em aberto e tudo se decide no jogo entre nós e o FC Porto para saber quem segue em frente, dependendo sempre do resultado do Reus."

A FIGURA: RICARDO BARREIROS
Inconformado
Ainda que nenhum dos jogadores do Benfica mereça honras de destaque, o avançado Ricardo Barreiros pode ser reconhecido pelo facto de ter batido aquele que é apontado como o melhor guarda-redes da actualidade, o espanhol Guillem Trabal. Barreiros não tem tido a produtividade equivalente ao esforço em rinque, pelo que este golo pode ser a motivação exigida para os dois jogos que restam.

22 septembre 2006

C. E. Juniors – St-Omer 28.08-2.09.2006 – Suiça 4°

C. E. Juniors – St-Omer 28.08-2.09.2006 – Suiça 4°:

La SUISSE est bien arrivée a St. Omer (26.08.06)
Nous sommes biens arrivés. Le voyage s'est très bien passé.
Le club de St. OMer, nous a aussi très bien qccueillis.
Aujourd'hui, nous sommes allés a Calais, ou nous avons croisé les Portugais.
Beaucoup de choses importqntes, ont été parlées aujourd'hui et l'ambiance est excellente.
Demain, test de piste a 10h40 et match a 18h30 (après la cérémonie d'ouverture).

Campeonato da Europa - J1 (28.08.06)
Resultats Groupe A:
France 1 - Italie 0
Portugal 44 - Hollande 0

Groupe B:
SUISSE 5 - Allemagne 0
Espagne 9 - England 0

Super premier match de la Suisse, qui a bien géré le "stress" du premier match.
Résultat a la mi-temps (3-0)

St. Omer - J2 (2006 08 29)
Résultats Groupe A:
Hollande 0 - Italie 22
France 1 - Portugal 7

Groupe B:
Angleterre 3 - Allemagne 3
SUISSE 0 - Espagne 2

SUISSE: Roman, Fede, Gaël, Martin, Simon; Joshua, Manu, Mickael, Mathieu et Patrick
Mi-temps: 0-0

La Suisse s'est créé sa première occasion de but après 3 secondes de jeu.
Ensuite Martin a tiré une balle sur le poteau. Il n'y a pas eu de réelles occasions de but dans cette première mi-temps.
L'espagne a eu plus la balle, mais ses occasions se sont résumées a quelaues shhots de loin, qui ne présentait pqs de réel danger.
C'est avec un score de logique de 0-0, que les 2 équipes ont rejoint les vestiaires.
La 2ème mi-temps commence comme la première, avec Simon qui se presente seul devant le gardien espagnol, qui a fait des miracles ce soir.
Ensuite c'est Fede qui a eu une belle occasion.
Le but de l'espagne, arrive finalement, sur une passe déviée malheureusement sur le patin de Fede.
Quelques minutes plus tard, le éme but arrive sur une belle precée individuelle.
A 3 minutes de la fin du match, nous avons disposé d'un penalty, bien arreté par l'excellent gardien espagnol.
La Suisse sort de ce match la tete haute et le sentiment d'avoir tout donné sur la piste.
Nous sommes très fières de nos joueurs, qui ont fait un match incroyable, contre une selection Espagnole qui a fait un stage de 1 mois et demi, avant cette competition.
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos.

St. Omer - J3 (2006 08 30)
Résultats Groupe A:
Italie 3 – Portugal 1
France 19 – Hollande 2

Groupe B:
SUISSE 8 - Angleterre 2
Espagne 4 – Allemagne 0

SUISSE: Roman, Fede, Gaël (3), Joshua (2), Simon; Martin (1), Manu (1), Michael (1), Mathieu et Patrick
Mi-temps: 5-0

Match parfait de l'équipe Suisse, qui a permis de fqire jouer principalement les joueurs habituellement remplaçants, afin de premettre aux titulaires de recharger les bateries pour les ¼ de final.
La victoire de l'Italie contre le Portugal, fait que ce sera la France qui sera notre adversaire de demain.
Tout le monde est a 100%

MERCI, pour vos nombreux messages qui nous arrivent chaque jour ;-)
« OBRIGADO, pelas menssagens de apoio, que nos tem enviado. »
Pedro Antunes

St. Omer - J4 (2006 08 31)
Résultats des 1/4 de final:
Espagne 11 – Hollande 0
Portugal 8 – Angleterre 1
SUISSE 7 - France 4
Italie 4 – Allemagne 0

SUISSE: Roman, Fede (2), Gaël (2), Joshua (1), Simon; Martin, Mathieu (2), Manu, Michael et Patrick
Mi-temps: 4-2

Ouverture du score par FEDE après 5 minutes de jeu.
A la 6ème minute, Simon reçois un carton Bleu directe, pour une faute dans le camp français… Roman arrete le coup-franc directe, mais Simon n'a quasiment plus joué…
Joshua a marqué le 2-0 sur penalty. La France reviens a 2-1 a la 11ème min. Gael mets le 3-1 a la 14ème, suivi du 3-2 a la 17ème. A la 18ème, c'est encore Gael qui mets le 4-2.
Apres 4 minutes en ème mi-temps le France marque le 4-3. 1 minute plus tard, 4-4! Ça devient chaud…
A la 27ème, c'est Mathieu Infante, qui marque un superbe goal, qui nous permets de reprendre l'avantage largement méritée. A la 30ème, nous perdons encore un titulaier… Cette fois, c'est Martin qui reçois le Bleu et qui ne pourra donc plus rentrer, pour ne pas prendre le rouge…
A la 36ème, c'est de nouveau Mathieu, qui se transforme en "Joker" de LUXE et qui nous redonne de l'air avec le 6-4. Les Français essayent de revenir, mais notre muraille défensive était trop forte.
Fede selle le score a 8 secondes de la fin du match, sur coup-franc directe marqué a la "Panchito".
Inutile de dire que le moral est au beau fixe, comme a été le cas depuis toujours.

Demain:
½ finales 1-4:
19h30: SUISSE – Portugal
21h00: Italie – Espagne

½ finales 5-8
16h30: Allemagne – Hollande
18h00: France – Angleterre

Tout le monde est a 200%
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos

St. Omer - J5 (2006 09 01)
Résultats des 1/2 de final:

½ finales 1-4:
19h30: SUISSE 0 – Portugal 4
21h00: Italie 0 – Espagne 1

½ finales 5-8
16h30: Allemagne 15 – Hollande 1
18h00: France 8 – Angleterre 2

SUISSE: Roman, Fede, Gaël, Joshua, Simon; Martin, Mathieu, Manu, Michael et Patrick
Mi-temps: 2-0

Le resultat finale de ce match est loin de ce qui s'est réellement passé sur la piste de cette ½ finale.

Nous avons disposé de 3 ou 4 grosses situations de but pour ouvrir le score. Le gardien Portugais a fait un super match et a la 17ème minute le Portugal ouvre le score sur une balle de mer… déviée au fond des buts de Roman. L'équipe s'est déconcentrée et 17 secondes plus tard c'est 2-0.
A la 23ème, c'est Joshua qui ne transforme pas un penalty qui aurait pu nous relancer.
Nous partons alors a la recherche du but, en faisant un gros pressing qui nous a permis de nous procurer plusieurs occasions de but. Mais le gardien et les poteaus portugais nous empechait de marquer…
A la 33ème 3-0. 45 secondes plus tard le 4-0 finale.
Nous avons alors pensé surtout au match de demain et a ne pas avoir des blessures ou des cartons. 1 minute de déconcentration en chaque mi-temps nous ont donc été fatales.

Nous n'avons donc pas crée la surprise de ces championnats, mais nos joueurs ont fait un match énorme!
Demain contre l'Italie ce sera une belle affiche et nous allons tout essayer pour remporter de nouveau une médaille pour notre pays, qui continue a travailler pour que le Rink-Hockey soit chaque fois un sport plus fort au niveau internationale.
Le moral est au beau fixe, comme a été le cas depuis toujours.

Demain:
finales:
16H00: Hollande – Angleterre
17H30: Allemagne –: France
19H00: SUISSE – Italie
20H30: Portugal – Espagne
On va se battre pour cette médaille de bronze.
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos

Match pour la médaille de bronze
"L'appuntamento da non fallire è la finale per il 3° posto di questa sera contro la Svizzera che occorrerà fare di tutto per portare a casa. L'hockey su pista italiano, dopo le delusioni di Monza e Sesimbra, ha bisogno di una medaglia europea, sia pure di bronzo, per chiudere in bellezza questo 2006 ricco soprattutto di delusioni e per iniziare a guardare al futuro prossimo per il quale si intravedono all'orizzonte importanti novità."

Nous aussi, on a envie de finir en beauté cette année 2006 et on "fara tutto per portare a casa questa medaglia di bronzo".
Esperons simplement, que le match soit correctement sifflé

Saint-Omer - J6 (2006 09 02)
Résultats des Finales:

16H00: 7°-8°: Hollande 0 – Angleterre 6
17H30: 5°-6°: Allemagne 1 – France 2 (prolongations)
19H00: 3°-4°: SUISSE 1 – Italie 2
20H30: 1°-2°: Portugal 1 – Espagne 5

SUISSE: Roman, Fede (1), Gaël, Joshua, Simon; Martin, Mathieu, Manu, Michael et Patrick
Mi-temps: 0-1

La Suisse, a dominé ce match de la tête et des épaules, se créant une quantité incroyable de situations favorables pour tuer le match.
Une contre-attaque en première mi-temps, a donné l’avantage à l’Italie. La SUISSE domine, l’Italie Marque… (cela me rappelle quelque chose…)
En deuxième mi-temps, l’histoire se répète et après avoir nottament raté 2 penaltys, nous arrivons quand même à égaliser. C’était la moindre des choses, vu notre domination!
A 45 secondes de la fin du match, une dernière énorme situation de but : Gael passe à Matthieu qui est dans la zone. Il contrôle et parvient a tirer au but. Le gardien fait un arrêt difficile, la balle rebondit, Gaël arrive a la renvoyer, mais la balle passe… a côté…
Les Italiens arrivent a récupérer la balle à la bande, partent vers notre zone défensive, SHOOT après notre ligne de retour et but.
Il restait 30 secondes pour les prolongations.
On n’avait jamais dominé l’Italie comme nous l’avions fait aujourd’hui.
On a vraiment de quoi avoir des regrets, car nous avons été les méilleurs sur la piste. Mais une fois de plus, les Italiens ont été plus réalistes.
On ne méritait pas du tout ça, mais c’est arrivé.
Excellent arbitrage.

C’est donc déçus que nous quittons St-Omer, malgré une bonne 4ème place finale, devant des équipes qui affichaient elles aussi de bonnes ambitions pour ce CE, comme la France ou l’Allemagne..
Merci au Public de Saint-Omer, qui nous a soutenus pendant cette finale.
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos


Campeonato da Europa Juniores 2006 - Resumo
Em primeiro lugar tenho a dizer que foi um campeonato muito equilibrado.
Repare-se que a França que acaba em 5°, tinha ganho contra a Italia que acaba em 3° e que ganhou contra Portugal.

Os Holandeses, mostraram a falta de experiencia a este nível. (Não jogamos contra eles)

A Inglaterra veio com uma equipa bastante jovem e não conseguiu inquietar este ano as 6 equipas que terminaram à sua frente. Mas pode causar danos nos próximos anos. (Suiça 8- Ingaterra 2)

A Alemanha tinha uma boa equipa, com jogadores possantes e com grande capacidade fisica.
Levaram a França a jogar o prolongamento, na final para o 5° & 6° lugares. (Suiça 5- Alemanha 0)

A França, visava o 2° lugar neste europeu e colocou nesta equipa a maior parte do Budget da sua federação. Fez uma grande preparação e começou da melhor maneira este campeonato, batendo a Itália por 1-0. Uma equipa com grande preparação fisica, que joga com muita velocidade, mas que mais uma vez esbarrou contra a Suiça nos ¼ de final. (Suiça 7 – França 4)

A Itália, apresentou uma equipa muito defensiva e contou com um excelente Guarda-redes (Leonardo Barozzi do Viareggio – Tem escola de Alessandro Cupisti).
Jogou à “Italiana” e foi feliz nos contra-ataques. A nível de jogo organizado, mostrou muitas dificuldades. Defendeu bem e apostou no contra-ataque. Foi muito feliz… (Suiça 1 – Itália 2 na final para o 3° & 4° lugar)

Portugal, pode contar com 2 jogadores que conseguiram fazer a diferença. Os seus nomes são Diogo Rafael (do SLB) e João Pinto (FCP). Deixou muitas brechas na defesa e foi pouco paciente no ataque organizado.
Achei os jogadores muitas vezes, mais concentrados a criar “picardias” do que a jogar Hóquei em patins. Foi por isso que na Final o resultado foi tão avolumado para a Espanha (5-1). (Suiça 0 – Portugal 4 nas meias finais)

Espanha, foi sem dúvida nenhuma a melhor equipa deste Europeu de Juniores 2006.
Uma equipa muito disciplinada, dentro e fora de rinque. Comportamento exemplar.
Excelente a defender e a atacar. Muito bom jogo colectivo e jogadores capazes de desiquilibrar como por exemplo o seu capitão Ferran Formatje (para mim, o melhor jogador deste europeu). (Suiça 0 – Espanha 2)

A Suiça, com 10 x 4 horas de treinos desde o principio do ano, foi sem dúvida a equipa que a seguir a Espanha, melhor defendeu e melhor jogo colectivo apresentou.
Infelizmente, falhou demasiados golos, o que faz com que saia deste europeu fora do pódio.

Se tivesse que fazer uma seleção Europeia, escolheria sem dúvida muitos jogadores da Suiça para a fazer.

A minha equipa seria :
Guarda-redes :
Xavier Puigbi – Espanha
Roman Langenneger – Suiça

Jogadores :
Ferran Formatjer – Espanha
Jordi Ferrer – Espanha
Jaume Farres – Espanha
Santi Teixido – Espagne
Gael Gimenez - Suiça
Federico Mendez – Suiça
Joshua Imhof – Suiça
Diogo Rafael – Portugal

1 commentaire :
le juste a dit...
Votre Pays, il n'est pas Portugal?
Voilá, bonne chance Portugal.
Merci pour le jeune selection suisse.Ele a perdue, mais avec honor.
samedi, septembre 02, 2006 12:54:56 PM


C.E. Juniors 2006 - Suisse 4ème - in: Hockeypista.it:

"Gli azzurri sono riusciti a vincere la finale per il 3° posto contro una Svizzera sempre più presente in questi appuntamenti e ormai di diritto tra le squadre d'élite dell'hockey europeo.
Le reti di De Rinaldis nel primo tempo e di Bertoldi a 32 secondi dalla fine ci hanno regalato un bronzo meritato che evita il disastro completo nelle competizioni per squadre nazionali.
Questi ragazzi, che hanno lavorato sodo per un'intera estate, si meritano un ringraziamento e i complimenti di tutti gli appassionati di hockey su pista."

Les italiens on donc travaillé tout l'été.
Les Espagols, 1 mois et demi.
Les Portugais 3 semaines completes avant le CE, plus plusieurs stages avant juillet.
Les Français environs 5 semaines de préparation.
Les Allemands ont apparament très bien préparé aussi cet Euro.

La SUISSE arrive 4ème, en travaillant 4heures par jour, pendant 10 jours depuis le début de l'année.
Sur ce qui a été présenté, à part l'Espagne, personne méritait finir devant nous au classement finale.
Je suis très fière de tous mes jouers.
Pedro Antunes.


Campeonato da Europa de Hoquei - Juniores (outros comentários)

Comentário deixado por um Anonymous, sobre o resumo que escrevi sobre o "Campeonato da Europa Juniores 2006", ao qual tenho todo o prazer de responder. :

Anonymous: "A Suiça possivelmente até é capaz de ter jogadores com potencial, daí até serem bons jogadores, vai uma grande distancia, até serem melhores que os portugueses distam uma galaxia sem fim, é demasiado pretencioso, fazer uma analise como foi feita, quando se fica em 4º lugar e se calhar é por isso que esta seleçao suiça nao faz melhor pois quem nao consegue perceber as suas proprias dificuldades dificilmente consegue melhorar, quando forem capazes de planear e trabalhar em conformidade com um bom planeamento, e houver competencia real por parte de quem comanda, poderao entao pensar um dia em ser melhor que os portugueses, mas para isso têm de trabalhar mais, melhor e ter melhores campeonatos(mais competitivos), assim como treinadores que de facto sabem o que fazem, porque dizer nao chega, ha que haver respeito por quem é a 2ª maior potencia actual, no hoquei, que por acaso até era a campeâ em titulo, que por acaso em termos de titulos ganhos no geral continua a estar no guiness book, mas nada disto é por acaso nem é conseguido com conversas, existem de facto diferenças enormes, que depois sao traduzidas em campo, tal como existem diferenças para com os espanhois por isso perdemos com eles porque sao melhores e trabalham melhor e à mais tempo na base, Portugal só à 3 ou 4 anos trabalha ao mesmo nivel e por isso só agora está a voltar a discutir com a espanha as finais, este ano ganharam os espanhois em juvenis e juniores o ano passado ganhámos nós, nao vi Suiça nenhuma a ganhar nada, e se nao ganhou na geraçao que é agora sénior dificilmente voltará a ter outra opurtunidade, pois essa geraçao de jogadores suiços co-existiu com os anos mais fracos de portugal e italia."

Pedro Antunes :
"Amigo" Anonymous,
Agradeço o seu comentário.
Tem razão em vários pontos.
Noutros tem menos, como por exemplo quando diz que "entre os jogadores Suiços e Portugueses existe uma galaxia". Isso é verdade a nível geral, mas a nível destas seleções que estiveram presentes em St-Omer, os meus jogadores titulares, não ficam muito atrás dos portugueses. Portugal, soube isso sim aproveitar melhor que nós as situações de golo. Depois soube muito bem utilizar a nova regra da assistencia aos jogadores "lesionados", que mesmo com a entrada do médico podiam ficar em campo, arrancando assim vários "Time-Outs" com lesões imaginárias do seu Guarda-redes, quando a situação começava a ser complicada. Parabéns pela "Tactica" dos "Time-outs por lesão imaginária".
Nós não somos assim. Talvez seja também esse um dos nossos defeitos…

"...ter melhores campeonatos (mais competitivos)": Tem razão. Este é o nosso grande problema. Infelizmente, temos que escolher 10 de 15 ou 20 jogadores com qualidade, enquanto que em Portugal ou Espanha, se escolhem 10 de 1500… E é verdade também, que não conseguimos ter todos os anos uma seleção desta qualidade.

O que é que considera "treinadores que de facto sabem o que fazem"? Saber o que se faz, tem muito que se lhe diga. Se formos por aí, o único treinador que soube fazer as coisas como deve de ser, foi o Sr. Catxo Ordeig. Os outros não prestam !

Quanto ao Guiness Book, acho giro. Mas quantas pessoas no mundo conhecem o Hóquei em patins? Infelizmente o nosso desporto continua a ser um desporto de 3 ou 4 ruas…

Que acompanhamento fez a imprenssa deste Campeonato da Europa. Tirando 3 ou 4 site na Internet, quer-me parecer que a única coisa que os jornais escreveram, foram 3 ou 4 frases comunicadas á pressa pelo telefone, pelos dirigentes das equipas presentes.

A "História" que o hóquei em patins tem em Portugal, merecia outro respeito por parte da imprenssa nacional. Essa mesma História e o conhecimento deixado por grandes senhores como António Livramento, Torcato Ferreira, etc., permite a Portugal ser sempre um candidato ao título.

Não me venha agora com estórias e compare o que é comparável.

Eu não sou professor ou doutor de Hóquei em patins. Nem pretendo saber mais do que os outros. Neste Blog, escrevo o que penso e fiz a minha leitura deste Europeu. Não posso agradar a todos, como por exemplo, com certeza que não agrada a todos as escolhas definitivas dos selecionadores das várias seleções. Há sempre polémicas e é normal.

A Suiça, com o pouco que tem e que sabe, foi vice-Campeã da Europa de Séniores em Monza! No Europeu de Juniores de 2005 foi 3°. Neste Europeu viu fugir o 3° lugar a 30 segundos do fim do jogo com a Itália, quando dominou por completo o jogo e desperdiçou entre outros 2 grandes penalidades. (de assinalar a excelente arbitragem neste jogo de 3° & 4° lugares, que em nada influenciou o resultado. Perdemos, porque não soubemos marcar mais ocasiões criadas.)

Os nossos treinadores, não são pagos, para estar a estagiar com a seleção durante "X" semanas. Nós trabalhamos aos domingos..., de vez em quando... (10 em 2006)
Por isso, mais uma vez lhe digo : "Compare o que é comparavel"…

A Suiça, tem uma equipa jovem, que ainda pode dar que falar nos próximos anos.
Mas não tem jogadores profissionais e trabalham e treinam porque gostam de Hóquei. Nem ganham nada com o serem ou não serem campeões do Mundo... Não é isso que lhes vai dar de comer...
Daqui por 2 dias, já ninguém se lembra de quem é que foi campeão...
É preciso gostar mesmo muito disto, para que o hóquei em patins sobreviva!!!

Nós pagamos para jogar ou para estar presentes nos Europeus.
Não temos meninos "mimados"… Somos disciplinados e respeitamos todos os nossos adversários. Não somos arrogantes. Somos fisicamente possantes, mas não jogamos para aleijar ninguém.

Gostamos do que fazemos, das pessoas que encontramos, dos amigos que fazemos nestas competições e de dar o máximo em todos os jogos. Gostamos de continuar a prender ano a ano e tentar trabalhar cada vez melhor, na medida das nossas possibilidades e dos nossos conhecimentos. Com muito RESPEITO por todos.
Até breve!
Pedro Antunes

Mais 4 comentàrios :
Un utilisateur anonyme a dit:
Nao critico as motivaçoes, nem a forma descontraida como se encara o hoquei na Suiça, por isso nao existe qualquer tipo de comparaçao , porque nao é possivel comparar, mas por isso mesmo por uma questao de veracidade e seriedade para com as devidas diferenças, sem comparaçao, entender que numa seleçao do euro-junior, só cabe lá um jogador Portugues, é no minimo falta de conhecimento e de informaçao a respeito dos outros atletas, entao e o camporese? e o lesca? e o rinaldis, para nao falar só dos Portugueses.
E isto que eu critico se me é permitido, para um selecionador mesmo que sendo suiço, exige-se bom senso nas suas analises, por isso nao me admiro que falte sempre alguma coisa a estas seleçoes, inclusive nas tacticas utilizadas, porque muitas dessas tacticas estao hoje dependentes dessa capacidade de analise e pelos vistos isso falha um pouco por aí, nao?.
Agora nao tiro com isto o merito pelo trabalho realizado, mas há que ser realistas quanto possivel é o minimo exigido a quem está dentro da competiçao e com responsabilidades.
mardi, septembre 05, 2006 5:59:57 PM

Un utilisateur anonyme a dit :
Se há uma coisa em que os portugueses (familia hoquista) são os primeiros é no seguinte:

1- Falta de Humildade
2- Inveja de quem faz um bom trabalho (que por acaso é o caso do Pedro Antunes que está a fazer um excelente trabalho e sem dispor das mesmas condições que dispõem os portugueses)
3- Mau perder, porque fica sempre a ideia ou que fomos roubados ou que tivemos azar
4- A mania da grandeza, quando no fundo não passamos de uns pequenotes
5- Excesso de "filosofos hoquistas" que sabem tudo, que são os melhores e que querem é um bom tacho.
6- Quando há problemas no nosso hóquei interno, resolvemos os problemas alterando as competições sem consultar os clubes e sobe-se todas as taxas de inscrição, organização, arbitragem... Ou seja, para se continuar a amamentar muitos que se dizem boa gente...
7- e por aí fora...

A Suiça tem trabalhado bem nos últimos anos, o Pedro tem feito um grande trabalho, tal como muitas pessoas que estão envolvidas na mesma causa...

Parabéns Pedro, Parabéns Suiça...

Guiness Book??? Essa boa? Já alguem se …
mardi, septembre 05, 2006 7:50:21 PM

Hockey Lover a dit:
Pronto, então, para dar mais alguma alegria ao primeiro Anonymous, vou fazer uma alteração zinha na minha equipa preferida de juniores 2007.

A minha equipa seria então:
Guarda-redes :
Xavier Puigbi – Espanha
Roman Langenneger – Suiça

Jogadores :
Ferran Formatjer – Espanha
Jordi Ferrer – Espanha
Jaume Farres – Espanha
Gael Gimenez - Suiça
Federico Mendez – Suiça
Joshua Imhof – Suiça
Simon Von Allmen - Suiça
Martin Häfliger - Suiça

A Tactica, seria:
"Tudo ao monte e fé em Deus". Porque de tacticas eu não percebo nada...
;-)
mercredi, septembre 06, 2006 8:56:17 AM

Hockey Lover a dit:
Humor à parte, quero deixar bem claro, que todos os países tinham excelentes seleções e que Portugal não fugiu à regra.
Passei bons momentos com eles e sei que muitos deles, serão um dia selecionados na nossa equipa "A".
Diogo Rafael, João Pinto, Diogo Silva, serão seguramente alguns deles.
Com certeza que se fosse o selecionador de Portugal, meteria na minha escolha 7 ou 8 Portugueses e 2 ou 3 espanhóis.
Se Fosse da Italia, 7 ou 8 italianos e 2 ou 3 de outros países.
Tenho o maior respeito por todos, bem como por todos aqueles que representaram Portugal em Santander 2005, etc, mesmo sabendo que a maior parte deles, embora campeões da Europa, caíram num anonimato quase total um ano depois. Tenho pena que isso aconteça!
Até breve.
vendredi, septembre 08, 2006 1:40:00 PM

Camp. Do Mundo – Gr. B - 2006.09.21

Mozambique, Colombia e Hollanda qualificam-se para o Mundial - Grupo A 2007

Resultados mais importantes do 21.09.06 :
Holanda 7 – Africa do Sul 3
Mozambique 18 – Mexico 1
Macau 2 – Colombia 3


Mozambique, Colombia e Holanda, estarão por isso presentes em Montreux em Junho de 2007.

Parabéns! / Félicitations!

Candelaria 2006/2007

Fique a conhecer o plantel do Candelária SC, para esta nova época, em:
(Excelente SITE. Excelente apresentação.)

"Faites connaissance avec l'équipe de Candelária SC (Adversaire de URI & Wimmis en CERS), sur:

http://www.csc-candelaria.com/plantel.php?epoca=0607

21 septembre 2006

Sr. Angel Milla (Sel. España) - Opiniões

Host unlimited photos at slide.com for FREE!

Opiniões do Sr. Angel Milla (Selection d’Espagne)
Sr. Catxo Ordeig e Sr. Angel Milla , no Euro Juniors 2006
*****

Porque o Sr. Angel Milla (Sel. Espanha), é uma pessoa importante para mim, pelo respeito e pela postura, que sempre vi ter com a sua e com as outras seleções, cá fica para mais tarde recordar, as suas impressões sobre a evolução da Suiça, nos últimos anos:

(Parce-que M. Angel Milla (Sel. Espagne), est une personne importante pour moi, par le respect et la posture que j’ai toujours pu observer envers sa selection, ainsi qu’envers les autres, je publie ici, ses impressions, sur l’evolution de la Suisse ses dernières années)
*****

"Sr. D. Angel,
Muchissimas gracias, por el correo del 5.09.06.
Tambien por estas cosas, Espana es un grand equipo. Quando promete algo, lo hace.
Tengo una grande admirassion por todos vos otros e solo les puedo desejar las maiores felicidades del mondo.
Un gran saludo.
Pedro Antunes

Sr. Angel, le puedo hacer una pergunta, por favor: (Para mi Blog, si usted lo permite) ?Usted, tiene acompanhado la evolucion de todas la seleciones Europeas e mundiales en los ultimos anos. Como ve usted la Suiza? En su punto de vista que diferencias maiores ai entre la Suiza de hoy e la de 5 o 10 anos atras?
"

*****

"Sr. Antunes:
Le agradezco mucho sus palabras de elogio hacia nuestra selección,pero nada me hace mas feliz que complacer, en lo que este de mi mano, a los que considero, compañeros de camino, en los multiples desplazamientos por el mundo.

En cuanto a la pregunta que me realiza, y siempre bajo mi modesta experiencia, considero que el hockey Suizo es el que ha experimentado un avance mas grande, yo hace diez años que estoy con mi seleccion, y siempre ha sido el comentario de los técnicos españoles, cuando en las tertulias se habla de nuestro deporte.
hacen incapie en su gran fuerza y la progresion en el juego.

Creo que los tecnicos suizos y Ud. en especial, estan haciendo una gran labor.

Cada vez nos cuesta mas ganarles los partidos.
Hasta pronto

Angel Milla."

*****

Muchas Gracias Sr. Angel,
Un gran saludo deste su amigo, no de siempre, pero para siempre,

Pedro Antunes
Entrenador Suiza Juniores.

Geneve RHC - Entr. Juniors B&C 20.09.06

GENEVE RINK-HOCKEY CLUB 2006/2007.
Entraînements juniors B & C des Mercredis.
(avec Gilles et moi)
Merci aux 24 juniors, présents le 20.09.2006
(nouveau record de la saison!)
C'est ainsi, presque chaque semaine.
Je pense que c'est bon signe!
:-)
C'est excellent de travailler avec vous, les petits gars!
Vous entraîner, ce n'est pas un travail, c'est un PLAISIR!
"Treinos dos juniors B & C comigo, ás 4°-feiras.
Hoje eram só 24!... (novo Record da época)
Quase todas as semanas é assim, para minha alegria!
Penso que é bom sinal!
:-)
Treinar estes miúdos, não é um trabalho, é um PRAZER!"
Pedro Antunes

20 septembre 2006

Campeonato do Mundo Uruguay – Grupo B

B-World Championship 2006 – Montevideo (Uruguay)

C l a s i f i c a c i ó n G r u p o "A"
Posi / Team / Pts (Dif. Golos)
1º HOLLAND 7 (+21)
2º COLOMBIA 7 (+12)

3º URUGUAY 3 (–1)
4º NEW ZEALAND 0 (–32)

C l a s i f i c a c i ó n G r u p o "B"
1º MOZAMBIQUE 9 (+28)
2º SOUHT AFRICA 6 (+5)

3º AUSTRIA 3 (-5)
4º EGYPT 0 (-28)

C l a s i f i c a c i ó n G r u p o "C"
1º MACAU 9 (+22)
2º MÉXICO 6 (+14)

3º AUSTRALIA 3 (–5)
4º INDIA 0 (–31)

19 septembre 2006

LNA 16.09.06: GRHC 9 - Biasca 6

Genève 2006/2007
Biasca 2006/2007
Nouvelles supportrices 2006/2007!

Résultats complets sur: http://www.srhv.ch/index_fr.asp

18 septembre 2006

JUDO - T. National de Morat (17.09.06)

JUDO - Tournoi National de MURTEN (Morat)
le dimanche 17.09.2006
Julien - Vice Champion (écoliers B - 44 Kg)


Le Podium de Julien


Mélanie - 6ème Rang (écolières A - 48 Kg)
Inutille de dire que je suis très fière de mes Enfants,
de leur Maman (ma femme),
de leur Club (SDK Genève) et de leurs entraîneurs!

Merci à mes Juniors 2005/2006


Ces quelques mots, ont plus de valeur pour moi, que n'importe quel coupe!

Merci Encore!


Pedro Antunes.

LEE da Suiça...

Cette fille, a quelqu'un qui lui ressemble au Portugal.
Je l'ai découverte par hasard sur:

Lee, (Liliana)

como prometido, cá fica a foto da tua "Gémea" da Suiça!

LNC: Geneve RHC 9 - Wim 6

Genève RHC - Equipe de LNC 2006/2007
Bonne chance pour ce nouveau championnat
et bravo pour cette première victoire.

15 septembre 2006

Psychologie de l’entraîneur…

"Psychologie de l’entraîneur"…

Beaucoup d’entraîneurs, avec ou sans grande expérience, ont un parfois tendance à passer à la « Tolérance Zéro… ».

Surtout dans un sport amateur comme est le cas du Rink-Hockey, qui survit grâce au bon vouloir des joueurs, parents, et clubs 100% amateurs… 99% des joueurs payent pour pratiquer ce sport. En retour ils espèrent bien sûr gagner pour certains, participer ou s’amuser pour d’autres, mais certainement que tous ont surtout envie de se faire plaisir.

Je ne comprends pas certaines situations, dans lesquelles je vois des joueurs, qu’ils soient jeunes ou vieux, se faire « Engueuler » comme des « Chiens », par des personnes qui se croient certainement dans certains cas, être des « Êtres Supérieurs »…

« Supérieurs » à qui ? Par rapport à quoi ?…

De quel droit peut-on « menacer » quelqu’un pour une erreur commise sur une passe, un shoot ou un but encaissé ?
Même les entraîneurs des équipes professionnelles, réfléchissent 3 fois, avant de sortir certains mots et certains gestes.
Attirer son attention sur ses erreurs, lui donner des conseils pour qu’il les corrige c’est normal et c’est très bien. S’énerver de temps en temps, parce que tout le monde fait n’importe quoi, peut arriver aussi.

Mais je vois parfois, à la TV ou en Direct, des scènes qui frisent l’ « HUMILIATION ». Cela me désole !

Attention donc avec certaines situations, surtout si elles ont tendance à arriver souvent…
Les parents doivent toujours accompagner et garder un œil attentif, sur ce qu’il ce passe avec leurs progénitures et discuter avec les entraîneurs en question, s’ils l’estiment nécessaire.
Ceux à qui cela arrive, doivent pouvoir en parler avec quelqu’un en qui ils font confiance.

N’attendez pas qu’il soit trop tard pour régler les problèmes éventuels.
Dans le SPORT il y a des DEVOIRS, mais il y a aussi des DROITS !

C’est un CONSEIL d’ami, qui ne vaut que la valeur que vous voulez lui donner !
Faites-en ce que vous voulez !

Pedro Antunes

NEW BLOG - HOQUEI "Tecnico-Tactica"

Caro Pedro
Parabéns pelo espaço. Já gora sugiro um olhar a este novo espaço.
http://tecnico-tactica-hoquei.blogs.sapo.pt
Abraços e boa sorte.

Menssagem do Luis Alves – 15.09.06

Menssagem de um amigo do Hóquei em patins.

"Caro Pedro.

Tive conhecimento já a algun tempo do seu blog,mas só agora lhe vou responder,não só para lhe dar os meus parabens pelo que tem feito pela nossa modalidade.
Sei quanto é importante todos remarmos para o mesmo lado, para além dos média não nos dar o devido valor, nós tambem por vezes não o discutimos com paixão.

Agora um pouco de mim ;fui jogador de hoquei durante 18 anos, depois tirei o curso de treinador e treinei desde a formação até aos seniores desde a primeira divisão,segunda, tenho estado á 4 anos em França como treinador,esta ultima época 2005/2006 em Vaulx en Velin e fui tambem selecionador e treinador de Cadetes da Região Rhone Alpes.

Caro Pedro sei que tambem tem a mesma paixão,sei que tambem está na área da formação na Suiça com o compromisso de selecionador e treinador, gostaria de lhe dar, porque eu em França ensaiei e discuti com algumas pessoas em Portugal tambem e penso que poderá ser uma das possibilidades de nosso desporto evoluir como as outras, porque não podemos parar no tempo e dizer isto está bem, mas não o nosso desporto está doente.

Veja-mos as modalidades colectivas, o Andebol não á jogo passivo o adversário após entrar na meia pista tem que atirar á balisa, a bola já não vai ao meio campo. Evoluiu !
O Basket tambem após passar a meia pista tem hoje 26 segundos para lançar. Evoluiu!
O Volei já não há tempos mortos não há mudança de volei é sempre jogo. Evoluiu!

Todas estas modalidades já nos passarm á frente á muito, nós estagnamos.

E o hoquei com pequenas alterações, pensa-se é aumentar as balisas e esquecesse o essencial que é o espectaculo do movimento.

Eu ensaei em França tambem como no basket, após passar a linha da meia pista a equipa que ataca ter 30 segundos para atirar á balisa, foi engraçado houve mais golos e espectaculo, penso que se poderia ensaiar noutros lugares, porque o hoquei merece ser revenescido senão vai ter um fim breve.

Penso que só nós os apaixonados poderemos ter visão no futuro.

Saudações desportivas até breve.

Luis Alves"

12 septembre 2006

Artigo Hockeypista – Euro Jun. 2006

"L'Italia batte la Svizzera e conquista il bronzo"

europeo juniores
Redazione - 03-09-2006

Si conclude con un meritatissimo terzo posto e con la medaglia di bronzo l'avventura europea della nazionale juniores a St. Omer. Nell'ultima e decisiva partita contro la Svizzera la squadra azzurra ha faticato fino all'ultimo, ma è riuscita ad imporsi grazie ad una rete di Bertoldi a 32 secondi dalla fine. Il titolo continentale è andato alla Spagna che ha surclassato il Portogallo.

Si chiude con l'agognato posto sul gradino più basso del podio il campionato europeo juniores della nazionale italiana.
Un europeo difficile come pochi altri in precedenza che lascia l'amaro in bocca per quello che poteva essere e non è stato.
La sconfitta iniziale con la Francia poteva essere il preludio ad un europeo in tono minore, del tutto simile agli altri viti quest'anno da parte delle nazionali senior e under 16. La battuta d'arresto contro i transalpini ha invece scosso l'ambiente azzurro, portando la squadra a reagire alla grande e a recitare un ruolo da protagonista.
Il successo contro il Portogallo è un segnale importante che mancava da tempo e non smetteremo mai di rammaricarci per l'occasione sprecata contro la Spagna in semifinale che ci ha relegato alla finale per il 3° posto. Ma se i nuovi campioni d'Europa hanno avuto un avversario in grado di metterli in seria e costante difficoltà, questo avversario è stata l'Italia di Marchesini e De Gerone che si è arresa all'1-0 finale soltanto a partita finita. Molto più facile, per la Spagna, la finale contro il Portogallo, dominata dal primo all'ultimo minuto e chiusa sul 5-1.
Gli azzurri sono riusciti a vincere la finale per il 3° posto contro una Svizzera sempre più presente in questi appuntamenti e ormai di diritto tra le squadre d'élite dell'hockey europeo. Le reti di De Rinaldis nel primo tempo e di Bertoldi a 32 secondi dalla fine ci hanno regalato un bronzo meritato che evita il disastro completo nelle competizioni per squadre nazionali.
Questi ragazzi, che hanno lavorato sodo per un'intera estate, si meritano un ringraziamento e i complimenti di tutti gli appassionati di hockey su pista.
Da oggi si apre il dibattito sul futuro delle nazionali italiane poichè i risultati di Monza e Sesimbra difficilmente non lasceranno i loro segni sull'assetto delle nostre rappresentative. In ballo ci sono i nomi degli allenatori, ma anche i metodi di preparazione delle squadre. Il tempo dirà quale direzione prenderà la Fihp, titolare della resposabilità delle squadre nazionali.

In : http://www.hockeypista.it/controllo/articolo.php?indice=2365

08 septembre 2006

Photo SUISSE JUNIORS 2006 - C.E. 4° Rang

Je suis fière de mes Boy's. Merci à tous.
Pedro


C. E. Juniors – St-Omer 28.08-2.09.2006 – Suiça 4°:

La SUISSE est bien arrivée a St. Omer (26.08.06)
Nous sommes biens arrivés. Le voyage s'est très bien passé.
Le club de St. OMer, nous a aussi très bien qccueillis.
Aujourd'hui, nous sommes allés a Calais, ou nous avons croisé les Portugais.
Beaucoup de choses importqntes, ont été parlées aujourd'hui et l'ambiance est excellente.
Demain, test de piste a 10h40 et match a 18h30 (après la cérémonie d'ouverture).

Campeonato da Europa - J1 (28.08.06)
Resultats Groupe A:
France 1 - Italie 0
Portugal 44 - Hollande 0

Groupe B:
SUISSE 5 - Allemagne 0
Espagne 9 - England 0

Super premier match de la Suisse, qui a bien géré le "stress" du premier match.
Résultat a la mi-temps (3-0)

St. Omer - J2 (2006 08 29)
Résultats Groupe A:
Hollande 0 - Italie 22
France 1 - Portugal 7

Groupe B:
Angleterre 3 - Allemagne 3
SUISSE 0 - Espagne 2

SUISSE: Roman, Fede, Gaël, Martin, Simon; Joshua, Manu, Mickael, Mathieu et Patrick
Mi-temps: 0-0

La Suisse s'est créé sa première occasion de but après 3 secondes de jeu.
Ensuite Martin a tiré une balle sur le poteau. Il n'y a pas eu de réelles occasions de but dans cette première mi-temps.
L'espagne a eu plus la balle, mais ses occasions se sont résumées a quelaues shhots de loin, qui ne présentait pqs de réel danger.
C'est avec un score de logique de 0-0, que les 2 équipes ont rejoint les vestiaires.
La 2ème mi-temps commence comme la première, avec Simon qui se presente seul devant le gardien espagnol, qui a fait des miracles ce soir.
Ensuite c'est Fede qui a eu une belle occasion.
Le but de l'espagne, arrive finalement, sur une passe déviée malheureusement sur le patin de Fede.
Quelques minutes plus tard, le éme but arrive sur une belle precée individuelle.
A 3 minutes de la fin du match, nous avons disposé d'un penalty, bien arreté par l'excellent gardien espagnol.
La Suisse sort de ce match la tete haute et le sentiment d'avoir tout donné sur la piste.
Nous sommes très fières de nos joueurs, qui ont fait un match incroyable, contre une selection Espagnole qui a fait un stage de 1 mois et demi, avant cette competition.
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos.

St. Omer - J3 (2006 08 30)
Résultats Groupe A:
Italie 3 – Portugal 1
France 19 – Hollande 2

Groupe B:
SUISSE 8 - Angleterre 2
Espagne 4 – Allemagne 0

SUISSE: Roman, Fede, Gaël (3), Joshua (2), Simon; Martin (1), Manu (1), Michael (1), Mathieu et Patrick
Mi-temps: 5-0

Match parfait de l'équipe Suisse, qui a permis de fqire jouer principalement les joueurs habituellement remplaçants, afin de premettre aux titulaires de recharger les bateries pour les ¼ de final.
La victoire de l'Italie contre le Portugal, fait que ce sera la France qui sera notre adversaire de demain.
Tout le monde est a 100%

MERCI, pour vos nombreux messages qui nous arrivent chaque jour ;-)
« OBRIGADO, pelas menssagens de apoio, que nos tem enviado. »
Pedro Antunes

St. Omer - J4 (2006 08 31)
Résultats des 1/4 de final:
Espagne 11 – Hollande 0
Portugal 8 – Angleterre 1
SUISSE 7 - France 4
Italie 4 – Allemagne 0

SUISSE: Roman, Fede (2), Gaël (2), Joshua (1), Simon; Martin, Mathieu (2), Manu, Michael et Patrick
Mi-temps: 4-2

Ouverture du score par FEDE après 5 minutes de jeu.
A la 6ème minute, Simon reçois un carton Bleu directe, pour une faute dans le camp français… Roman arrete le coup-franc directe, mais Simon n'a quasiment plus joué…
Joshua a marqué le 2-0 sur penalty. La France reviens a 2-1 a la 11ème min. Gael mets le 3-1 a la 14ème, suivi du 3-2 a la 17ème. A la 18ème, c'est encore Gael qui mets le 4-2.
Apres 4 minutes en ème mi-temps le France marque le 4-3. 1 minute plus tard, 4-4! Ça devient chaud…
A la 27ème, c'est Mathieu Infante, qui marque un superbe goal, qui nous permets de reprendre l'avantage largement méritée. A la 30ème, nous perdons encore un titulaier… Cette fois, c'est Martin qui reçois le Bleu et qui ne pourra donc plus rentrer, pour ne pas prendre le rouge…
A la 36ème, c'est de nouveau Mathieu, qui se transforme en "Joker" de LUXE et qui nous redonne de l'air avec le 6-4. Les Français essayent de revenir, mais notre muraille défensive était trop forte.
Fede selle le score a 8 secondes de la fin du match, sur coup-franc directe marqué a la "Panchito".
Inutile de dire que le moral est au beau fixe, comme a été le cas depuis toujours.

Demain:
½ finales 1-4:
19h30: SUISSE – Portugal
21h00: Italie – Espagne

½ finales 5-8
16h30: Allemagne – Hollande
18h00: France – Angleterre

Tout le monde est a 200%
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos

St. Omer - J5 (2006 09 01)
Résultats des 1/2 de final:

½ finales 1-4:
19h30: SUISSE 0 – Portugal 4
21h00: Italie 0 – Espagne 1

½ finales 5-8
16h30: Allemagne 15 – Hollande 1
18h00: France 8 – Angleterre 2

SUISSE: Roman, Fede, Gaël, Joshua, Simon; Martin, Mathieu, Manu, Michael et Patrick
Mi-temps: 2-0

Le resultat finale de ce match est loin de ce qui s'est réellement passé sur la piste de cette ½ finale.

Nous avons disposé de 3 ou 4 grosses situations de but pour ouvrir le score. Le gardien Portugais a fait un super match et a la 17ème minute le Portugal ouvre le score sur une balle de mer… déviée au fond des buts de Roman. L'équipe s'est déconcentrée et 17 secondes plus tard c'est 2-0.
A la 23ème, c'est Joshua qui ne transforme pas un penalty qui aurait pu nous relancer.
Nous partons alors a la recherche du but, en faisant un gros pressing qui nous a permis de nous procurer plusieurs occasions de but. Mais le gardien et les poteaus portugais nous empechait de marquer…
A la 33ème 3-0. 45 secondes plus tard le 4-0 finale.
Nous avons alors pensé surtout au match de demain et a ne pas avoir des blessures ou des cartons. 1 minute de déconcentration en chaque mi-temps nous ont donc été fatales.

Nous n'avons donc pas crée la surprise de ces championnats, mais nos joueurs ont fait un match énorme!
Demain contre l'Italie ce sera une belle affiche et nous allons tout essayer pour remporter de nouveau une médaille pour notre pays, qui continue a travailler pour que le Rink-Hockey soit chaque fois un sport plus fort au niveau internationale.
Le moral est au beau fixe, comme a été le cas depuis toujours.

Demain:
finales:
16H00: Hollande – Angleterre
17H30: Allemagne –: France
19H00: SUISSE – Italie
20H30: Portugal – Espagne
On va se battre pour cette médaille de bronze.
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos

Match pour la médaille de bronze
"L'appuntamento da non fallire è la finale per il 3° posto di questa sera contro la Svizzera che occorrerà fare di tutto per portare a casa. L'hockey su pista italiano, dopo le delusioni di Monza e Sesimbra, ha bisogno di una medaglia europea, sia pure di bronzo, per chiudere in bellezza questo 2006 ricco soprattutto di delusioni e per iniziare a guardare al futuro prossimo per il quale si intravedono all'orizzonte importanti novità."

Nous aussi, on a envie de finir en beauté cette année 2006 et on "fara tutto per portare a casa questa medaglia di bronzo".
Esperons simplement, que le match soit correctement sifflé

Saint-Omer - J6 (2006 09 02)
Résultats des Finales:

16H00: 7°-8°: Hollande 0 – Angleterre 6
17H30: 5°-6°: Allemagne 1 – France 2 (prolongations)
19H00: 3°-4°: SUISSE 1 – Italie 2
20H30: 1°-2°: Portugal 1 – Espagne 5

SUISSE: Roman, Fede (1), Gaël, Joshua, Simon; Martin, Mathieu, Manu, Michael et Patrick
Mi-temps: 0-1

La Suisse, a dominé ce match de la tête et des épaules, se créant une quantité incroyable de situations favorables pour tuer le match.
Une contre-attaque en première mi-temps, a donné l’avantage à l’Italie. La SUISSE domine, l’Italie Marque… (cela me rappelle quelque chose…)
En deuxième mi-temps, l’histoire se répète et après avoir nottament raté 2 penaltys, nous arrivons quand même à égaliser. C’était la moindre des choses, vu notre domination!
A 45 secondes de la fin du match, une dernière énorme situation de but : Gael passe à Matthieu qui est dans la zone. Il contrôle et parvient a tirer au but. Le gardien fait un arrêt difficile, la balle rebondit, Gaël arrive a la renvoyer, mais la balle passe… a côté…
Les Italiens arrivent a récupérer la balle à la bande, partent vers notre zone défensive, SHOOT après notre ligne de retour et but.
Il restait 30 secondes pour les prolongations.
On n’avait jamais dominé l’Italie comme nous l’avions fait aujourd’hui.
On a vraiment de quoi avoir des regrets, car nous avons été les méilleurs sur la piste. Mais une fois de plus, les Italiens ont été plus réalistes.
On ne méritait pas du tout ça, mais c’est arrivé.
Excellent arbitrage.

C’est donc déçus que nous quittons St-Omer, malgré une bonne 4ème place finale, devant des équipes qui affichaient elles aussi de bonnes ambitions pour ce CE, comme la France ou l’Allemagne..
Merci au Public de Saint-Omer, qui nous a soutenus pendant cette finale.
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos


Campeonato da Europa Juniores 2006 - Resumo
Em primeiro lugar tenho a dizer que foi um campeonato muito equilibrado.
Repare-se que a França que acaba em 5°, tinha ganho contra a Italia que acaba em 3° e que ganhou contra Portugal.

Os Holandeses, mostraram a falta de experiencia a este nível. (Não jogamos contra eles)

A Inglaterra veio com uma equipa bastante jovem e não conseguiu inquietar este ano as 6 equipas que terminaram à sua frente. Mas pode causar danos nos próximos anos. (Suiça 8- Ingaterra 2)

A Alemanha tinha uma boa equipa, com jogadores possantes e com grande capacidade fisica.
Levaram a França a jogar o prolongamento, na final para o 5° & 6° lugares. (Suiça 5- Alemanha 0)

A França, visava o 2° lugar neste europeu e colocou nesta equipa a maior parte do Budget da sua federação. Fez uma grande preparação e começou da melhor maneira este campeonato, batendo a Itália por 1-0. Uma equipa com grande preparação fisica, que joga com muita velocidade, mas que mais uma vez esbarrou contra a Suiça nos ¼ de final. (Suiça 7 – França 4)

A Itália, apresentou uma equipa muito defensiva e contou com um excelente Guarda-redes (Leonardo Barozzi do Viareggio – Tem escola de Alessandro Cupisti).
Jogou à “Italiana” e foi feliz nos contra-ataques. A nível de jogo organizado, mostrou muitas dificuldades. Defendeu bem e apostou no contra-ataque. Foi muito feliz… (Suiça 1 – Itália 2 na final para o 3° & 4° lugar)

Portugal, pode contar com 2 jogadores que conseguiram fazer a diferença. Os seus nomes são Diogo Rafael (do SLB) e João Pinto (FCP). Deixou muitas brechas na defesa e foi pouco paciente no ataque organizado.
Achei os jogadores muitas vezes, mais concentrados a criar “picardias” do que a jogar Hóquei em patins. Foi por isso que na Final o resultado foi tão avolumado para a Espanha (5-1). (Suiça 0 – Portugal 4 nas meias finais)

Espanha, foi sem dúvida nenhuma a melhor equipa deste Europeu de Juniores 2006.
Uma equipa muito disciplinada, dentro e fora de rinque. Comportamento exemplar.
Excelente a defender e a atacar. Muito bom jogo colectivo e jogadores capazes de desiquilibrar como por exemplo o seu capitão Ferran Formatje (para mim, o melhor jogador deste europeu). (Suiça 0 – Espanha 2)

A Suiça, com 10 x 4 horas de treinos desde o principio do ano, foi sem dúvida a equipa que a seguir a Espanha, melhor defendeu e melhor jogo colectivo apresentou.
Infelizmente, falhou demasiados golos, o que faz com que saia deste europeu fora do pódio.

Se tivesse que fazer uma seleção Europeia, escolheria sem dúvida muitos jogadores da Suiça para a fazer.

A minha equipa seria :
Guarda-redes :
Xavier Puigbi – Espanha
Roman Langenneger – Suiça

Jogadores :
Ferran Formatjer – Espanha
Jordi Ferrer – Espanha
Jaume Farres – Espanha
Santi Teixido – Espagne
Gael Gimenez - Suiça
Federico Mendez – Suiça
Joshua Imhof – Suiça
Diogo Rafael – Portugal

1 commentaire :
le juste a dit...
Votre Pays, il n'est pas Portugal?
Voilá, bonne chance Portugal.
Merci pour le jeune selection suisse.Ele a perdue, mais avec honor.
samedi, septembre 02, 2006 12:54:56 PM


C.E. Juniors 2006 - Suisse 4ème - in: Hockeypista.it:

"Gli azzurri sono riusciti a vincere la finale per il 3° posto contro una Svizzera sempre più presente in questi appuntamenti e ormai di diritto tra le squadre d'élite dell'hockey europeo.
Le reti di De Rinaldis nel primo tempo e di Bertoldi a 32 secondi dalla fine ci hanno regalato un bronzo meritato che evita il disastro completo nelle competizioni per squadre nazionali.
Questi ragazzi, che hanno lavorato sodo per un'intera estate, si meritano un ringraziamento e i complimenti di tutti gli appassionati di hockey su pista."

Les italiens on donc travaillé tout l'été.
Les Espagols, 1 mois et demi.
Les Portugais 3 semaines completes avant le CE, plus plusieurs stages avant juillet.
Les Français environs 5 semaines de préparation.
Les Allemands ont apparament très bien préparé aussi cet Euro.

La SUISSE arrive 4ème, en travaillant 4heures par jour, pendant 10 jours depuis le début de l'année.
Sur ce qui a été présenté, à part l'Espagne, personne méritait finir devant nous au classement finale.
Je suis très fière de tous mes jouers.
Pedro Antunes.


Campeonato da Europa de Hoquei - Juniores (outros comentários)

Comentário deixado por um Anonymous, sobre o resumo que escrevi sobre o "Campeonato da Europa Juniores 2006", ao qual tenho todo o prazer de responder. :

Anonymous: "A Suiça possivelmente até é capaz de ter jogadores com potencial, daí até serem bons jogadores, vai uma grande distancia, até serem melhores que os portugueses distam uma galaxia sem fim, é demasiado pretencioso, fazer uma analise como foi feita, quando se fica em 4º lugar e se calhar é por isso que esta seleçao suiça nao faz melhor pois quem nao consegue perceber as suas proprias dificuldades dificilmente consegue melhorar, quando forem capazes de planear e trabalhar em conformidade com um bom planeamento, e houver competencia real por parte de quem comanda, poderao entao pensar um dia em ser melhor que os portugueses, mas para isso têm de trabalhar mais, melhor e ter melhores campeonatos(mais competitivos), assim como treinadores que de facto sabem o que fazem, porque dizer nao chega, ha que haver respeito por quem é a 2ª maior potencia actual, no hoquei, que por acaso até era a campeâ em titulo, que por acaso em termos de titulos ganhos no geral continua a estar no guiness book, mas nada disto é por acaso nem é conseguido com conversas, existem de facto diferenças enormes, que depois sao traduzidas em campo, tal como existem diferenças para com os espanhois por isso perdemos com eles porque sao melhores e trabalham melhor e à mais tempo na base, Portugal só à 3 ou 4 anos trabalha ao mesmo nivel e por isso só agora está a voltar a discutir com a espanha as finais, este ano ganharam os espanhois em juvenis e juniores o ano passado ganhámos nós, nao vi Suiça nenhuma a ganhar nada, e se nao ganhou na geraçao que é agora sénior dificilmente voltará a ter outra opurtunidade, pois essa geraçao de jogadores suiços co-existiu com os anos mais fracos de portugal e italia."

Pedro Antunes :
"Amigo" Anonymous,
Agradeço o seu comentário.
Tem razão em vários pontos.
Noutros tem menos, como por exemplo quando diz que "entre os jogadores Suiços e Portugueses existe uma galaxia". Isso é verdade a nível geral, mas a nível destas seleções que estiveram presentes em St-Omer, os meus jogadores titulares, não ficam muito atrás dos portugueses. Portugal, soube isso sim aproveitar melhor que nós as situações de golo. Depois soube muito bem utilizar a nova regra da assistencia aos jogadores "lesionados", que mesmo com a entrada do médico podiam ficar em campo, arrancando assim vários "Time-Outs" com lesões imaginárias do seu Guarda-redes, quando a situação começava a ser complicada. Parabéns pela "Tactica" dos "Time-outs por lesão imaginária".
Nós não somos assim. Talvez seja também esse um dos nossos defeitos…

"...ter melhores campeonatos (mais competitivos)": Tem razão. Este é o nosso grande problema. Infelizmente, temos que escolher 10 de 15 ou 20 jogadores com qualidade, enquanto que em Portugal ou Espanha, se escolhem 10 de 1500… E é verdade também, que não conseguimos ter todos os anos uma seleção desta qualidade.

O que é que considera "treinadores que de facto sabem o que fazem"? Saber o que se faz, tem muito que se lhe diga. Se formos por aí, o único treinador que soube fazer as coisas como deve de ser, foi o Sr. Catxo Ordeig. Os outros não prestam !

Quanto ao Guiness Book, acho giro. Mas quantas pessoas no mundo conhecem o Hóquei em patins? Infelizmente o nosso desporto continua a ser um desporto de 3 ou 4 ruas…

Que acompanhamento fez a imprenssa deste Campeonato da Europa. Tirando 3 ou 4 site na Internet, quer-me parecer que a única coisa que os jornais escreveram, foram 3 ou 4 frases comunicadas á pressa pelo telefone, pelos dirigentes das equipas presentes.

A "História" que o hóquei em patins tem em Portugal, merecia outro respeito por parte da imprenssa nacional. Essa mesma História e o conhecimento deixado por grandes senhores como António Livramento, Torcato Ferreira, etc., permite a Portugal ser sempre um candidato ao título.

Não me venha agora com estórias e compare o que é comparável.

Eu não sou professor ou doutor de Hóquei em patins. Nem pretendo saber mais do que os outros. Neste Blog, escrevo o que penso e fiz a minha leitura deste Europeu. Não posso agradar a todos, como por exemplo, com certeza que não agrada a todos as escolhas definitivas dos selecionadores das várias seleções. Há sempre polémicas e é normal.

A Suiça, com o pouco que tem e que sabe, foi vice-Campeã da Europa de Séniores em Monza! No Europeu de Juniores de 2005 foi 3°. Neste Europeu viu fugir o 3° lugar a 30 segundos do fim do jogo com a Itália, quando dominou por completo o jogo e desperdiçou entre outros 2 grandes penalidades. (de assinalar a excelente arbitragem neste jogo de 3° & 4° lugares, que em nada influenciou o resultado. Perdemos, porque não soubemos marcar mais ocasiões criadas.)

Os nossos treinadores, não são pagos, para estar a estagiar com a seleção durante "X" semanas. Nós trabalhamos aos domingos..., de vez em quando... (10 em 2006)
Por isso, mais uma vez lhe digo : "Compare o que é comparavel"…

A Suiça, tem uma equipa jovem, que ainda pode dar que falar nos próximos anos.
Mas não tem jogadores profissionais e trabalham e treinam porque gostam de Hóquei. Nem ganham nada com o serem ou não serem campeões do Mundo... Não é isso que lhes vai dar de comer...
Daqui por 2 dias, já ninguém se lembra de quem é que foi campeão...
É preciso gostar mesmo muito disto, para que o hóquei em patins sobreviva!!!

Nós pagamos para jogar ou para estar presentes nos Europeus.
Não temos meninos "mimados"… Somos disciplinados e respeitamos todos os nossos adversários. Não somos arrogantes. Somos fisicamente possantes, mas não jogamos para aleijar ninguém.

Gostamos do que fazemos, das pessoas que encontramos, dos amigos que fazemos nestas competições e de dar o máximo em todos os jogos. Gostamos de continuar a prender ano a ano e tentar trabalhar cada vez melhor, na medida das nossas possibilidades e dos nossos conhecimentos. Com muito RESPEITO por todos.
Até breve!
Pedro Antunes

Mais 4 comentàrios :
Un utilisateur anonyme a dit:
Nao critico as motivaçoes, nem a forma descontraida como se encara o hoquei na Suiça, por isso nao existe qualquer tipo de comparaçao , porque nao é possivel comparar, mas por isso mesmo por uma questao de veracidade e seriedade para com as devidas diferenças, sem comparaçao, entender que numa seleçao do euro-junior, só cabe lá um jogador Portugues, é no minimo falta de conhecimento e de informaçao a respeito dos outros atletas, entao e o camporese? e o lesca? e o rinaldis, para nao falar só dos Portugueses.
E isto que eu critico se me é permitido, para um selecionador mesmo que sendo suiço, exige-se bom senso nas suas analises, por isso nao me admiro que falte sempre alguma coisa a estas seleçoes, inclusive nas tacticas utilizadas, porque muitas dessas tacticas estao hoje dependentes dessa capacidade de analise e pelos vistos isso falha um pouco por aí, nao?.
Agora nao tiro com isto o merito pelo trabalho realizado, mas há que ser realistas quanto possivel é o minimo exigido a quem está dentro da competiçao e com responsabilidades.
mardi, septembre 05, 2006 5:59:57 PM

Un utilisateur anonyme a dit :
Se há uma coisa em que os portugueses (familia hoquista) são os primeiros é no seguinte:

1- Falta de Humildade
2- Inveja de quem faz um bom trabalho (que por acaso é o caso do Pedro Antunes que está a fazer um excelente trabalho e sem dispor das mesmas condições que dispõem os portugueses)
3- Mau perder, porque fica sempre a ideia ou que fomos roubados ou que tivemos azar
4- A mania da grandeza, quando no fundo não passamos de uns pequenotes
5- Excesso de "filosofos hoquistas" que sabem tudo, que são os melhores e que querem é um bom tacho.
6- Quando há problemas no nosso hóquei interno, resolvemos os problemas alterando as competições sem consultar os clubes e sobe-se todas as taxas de inscrição, organização, arbitragem... Ou seja, para se continuar a amamentar muitos que se dizem boa gente...
7- e por aí fora...

A Suiça tem trabalhado bem nos últimos anos, o Pedro tem feito um grande trabalho, tal como muitas pessoas que estão envolvidas na mesma causa...

Parabéns Pedro, Parabéns Suiça...

Guiness Book??? Essa boa? Já alguem se …
mardi, septembre 05, 2006 7:50:21 PM

Hockey Lover a dit:
Pronto, então, para dar mais alguma alegria ao primeiro Anonymous, vou fazer uma alteração zinha na minha equipa preferida de juniores 2007.

A minha equipa seria então:
Guarda-redes :
Xavier Puigbi – Espanha
Roman Langenneger – Suiça

Jogadores :
Ferran Formatjer – Espanha
Jordi Ferrer – Espanha
Jaume Farres – Espanha
Gael Gimenez - Suiça
Federico Mendez – Suiça
Joshua Imhof – Suiça
Simon Von Allmen - Suiça
Martin Häfliger - Suiça

A Tactica, seria:
"Tudo ao monte e fé em Deus". Porque de tacticas eu não percebo nada...
;-)
mercredi, septembre 06, 2006 8:56:17 AM

Hockey Lover a dit:
Humor à parte, quero deixar bem claro, que todos os países tinham excelentes seleções e que Portugal não fugiu à regra.
Passei bons momentos com eles e sei que muitos deles, serão um dia selecionados na nossa equipa "A".
Diogo Rafael, João Pinto, Diogo Silva, serão seguramente alguns deles.
Com certeza que se fosse o selecionador de Portugal, meteria na minha escolha 7 ou 8 Portugueses e 2 ou 3 espanhóis.
Se Fosse da Italia, 7 ou 8 italianos e 2 ou 3 de outros países.
Tenho o maior respeito por todos, bem como por todos aqueles que representaram Portugal em Santander 2005, etc, mesmo sabendo que a maior parte deles, embora campeões da Europa, caíram num anonimato quase total um ano depois. Tenho pena que isso aconteça!
Até breve.
vendredi, septembre 08, 2006 1:40:00 PM

05 septembre 2006

C. E. Juniors – St-Omer 28.08-2.09.2006 – Suiça 4°

C. E. Juniors – St-Omer 28.08-2.09.2006 – Suiça 4°:

La SUISSE est bien arrivée a St. Omer (26.08.06)
Nous sommes biens arrivés. Le voyage s'est très bien passé.
Le club de St. OMer, nous a aussi très bien qccueillis.
Aujourd'hui, nous sommes allés a Calais, ou nous avons croisé les Portugais.
Beaucoup de choses importqntes, ont été parlées aujourd'hui et l'ambiance est excellente.
Demain, test de piste a 10h40 et match a 18h30 (après la cérémonie d'ouverture).

Campeonato da Europa - J1 (28.08.06)
Resultats Groupe A:
France 1 - Italie 0
Portugal 44 - Hollande 0

Groupe B:
SUISSE 5 - Allemagne 0
Espagne 9 - England 0

Super premier match de la Suisse, qui a bien géré le "stress" du premier match.
Résultat a la mi-temps (3-0)

St. Omer - J2 (2006 08 29)
Résultats Groupe A:
Hollande 0 - Italie 22
France 1 - Portugal 7

Groupe B:
Angleterre 3 - Allemagne 3
SUISSE 0 - Espagne 2

SUISSE: Roman, Fede, Gaël, Martin, Simon; Joshua, Manu, Mickael, Mathieu et Patrick
Mi-temps: 0-0

La Suisse s'est créé sa première occasion de but après 3 secondes de jeu.
Ensuite Martin a tiré une balle sur le poteau. Il n'y a pas eu de réelles occasions de but dans cette première mi-temps.
L'espagne a eu plus la balle, mais ses occasions se sont résumées a quelaues shhots de loin, qui ne présentait pqs de réel danger.
C'est avec un score de logique de 0-0, que les 2 équipes ont rejoint les vestiaires.
La 2ème mi-temps commence comme la première, avec Simon qui se presente seul devant le gardien espagnol, qui a fait des miracles ce soir.
Ensuite c'est Fede qui a eu une belle occasion.
Le but de l'espagne, arrive finalement, sur une passe déviée malheureusement sur le patin de Fede.
Quelques minutes plus tard, le éme but arrive sur une belle precée individuelle.
A 3 minutes de la fin du match, nous avons disposé d'un penalty, bien arreté par l'excellent gardien espagnol.
La Suisse sort de ce match la tete haute et le sentiment d'avoir tout donné sur la piste.
Nous sommes très fières de nos joueurs, qui ont fait un match incroyable, contre une selection Espagnole qui a fait un stage de 1 mois et demi, avant cette competition.
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos.

St. Omer - J3 (2006 08 30)
Résultats Groupe A:
Italie 3 – Portugal 1
France 19 – Hollande 2

Groupe B:
SUISSE 8 - Angleterre 2
Espagne 4 – Allemagne 0

SUISSE: Roman, Fede, Gaël (3), Joshua (2), Simon; Martin (1), Manu (1), Michael (1), Mathieu et Patrick
Mi-temps: 5-0

Match parfait de l'équipe Suisse, qui a permis de fqire jouer principalement les joueurs habituellement remplaçants, afin de premettre aux titulaires de recharger les bateries pour les ¼ de final.
La victoire de l'Italie contre le Portugal, fait que ce sera la France qui sera notre adversaire de demain.
Tout le monde est a 100%

MERCI, pour vos nombreux messages qui nous arrivent chaque jour ;-)
« OBRIGADO, pelas menssagens de apoio, que nos tem enviado. »
Pedro Antunes

St. Omer - J4 (2006 08 31)
Résultats des 1/4 de final:
Espagne 11 – Hollande 0
Portugal 8 – Angleterre 1
SUISSE 7 - France 4
Italie 4 – Allemagne 0

SUISSE: Roman, Fede (2), Gaël (2), Joshua (1), Simon; Martin, Mathieu (2), Manu, Michael et Patrick
Mi-temps: 4-2

Ouverture du score par FEDE après 5 minutes de jeu.
A la 6ème minute, Simon reçois un carton Bleu directe, pour une faute dans le camp français… Roman arrete le coup-franc directe, mais Simon n'a quasiment plus joué…
Joshua a marqué le 2-0 sur penalty. La France reviens a 2-1 a la 11ème min. Gael mets le 3-1 a la 14ème, suivi du 3-2 a la 17ème. A la 18ème, c'est encore Gael qui mets le 4-2.
Apres 4 minutes en ème mi-temps le France marque le 4-3. 1 minute plus tard, 4-4! Ça devient chaud…
A la 27ème, c'est Mathieu Infante, qui marque un superbe goal, qui nous permets de reprendre l'avantage largement méritée. A la 30ème, nous perdons encore un titulaier… Cette fois, c'est Martin qui reçois le Bleu et qui ne pourra donc plus rentrer, pour ne pas prendre le rouge…
A la 36ème, c'est de nouveau Mathieu, qui se transforme en "Joker" de LUXE et qui nous redonne de l'air avec le 6-4. Les Français essayent de revenir, mais notre muraille défensive était trop forte.
Fede selle le score a 8 secondes de la fin du match, sur coup-franc directe marqué a la "Panchito".
Inutile de dire que le moral est au beau fixe, comme a été le cas depuis toujours.

Demain:
½ finales 1-4:
19h30: SUISSE – Portugal
21h00: Italie – Espagne

½ finales 5-8
16h30: Allemagne – Hollande
18h00: France – Angleterre

Tout le monde est a 200%
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos

St. Omer - J5 (2006 09 01)
Résultats des 1/2 de final:

½ finales 1-4:
19h30: SUISSE 0 – Portugal 4
21h00: Italie 0 – Espagne 1

½ finales 5-8
16h30: Allemagne 15 – Hollande 1
18h00: France 8 – Angleterre 2

SUISSE: Roman, Fede, Gaël, Joshua, Simon; Martin, Mathieu, Manu, Michael et Patrick
Mi-temps: 2-0

Le resultat finale de ce match est loin de ce qui s'est réellement passé sur la piste de cette ½ finale.

Nous avons disposé de 3 ou 4 grosses situations de but pour ouvrir le score. Le gardien Portugais a fait un super match et a la 17ème minute le Portugal ouvre le score sur une balle de mer… déviée au fond des buts de Roman. L'équipe s'est déconcentrée et 17 secondes plus tard c'est 2-0.
A la 23ème, c'est Joshua qui ne transforme pas un penalty qui aurait pu nous relancer.
Nous partons alors a la recherche du but, en faisant un gros pressing qui nous a permis de nous procurer plusieurs occasions de but. Mais le gardien et les poteaus portugais nous empechait de marquer…
A la 33ème 3-0. 45 secondes plus tard le 4-0 finale.
Nous avons alors pensé surtout au match de demain et a ne pas avoir des blessures ou des cartons. 1 minute de déconcentration en chaque mi-temps nous ont donc été fatales.

Nous n'avons donc pas crée la surprise de ces championnats, mais nos joueurs ont fait un match énorme!
Demain contre l'Italie ce sera une belle affiche et nous allons tout essayer pour remporter de nouveau une médaille pour notre pays, qui continue a travailler pour que le Rink-Hockey soit chaque fois un sport plus fort au niveau internationale.
Le moral est au beau fixe, comme a été le cas depuis toujours.

Demain:
finales:
16H00: Hollande – Angleterre
17H30: Allemagne –: France
19H00: SUISSE – Italie
20H30: Portugal – Espagne
On va se battre pour cette médaille de bronze.
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos

Match pour la médaille de bronze
"L'appuntamento da non fallire è la finale per il 3° posto di questa sera contro la Svizzera che occorrerà fare di tutto per portare a casa. L'hockey su pista italiano, dopo le delusioni di Monza e Sesimbra, ha bisogno di una medaglia europea, sia pure di bronzo, per chiudere in bellezza questo 2006 ricco soprattutto di delusioni e per iniziare a guardare al futuro prossimo per il quale si intravedono all'orizzonte importanti novità."

Nous aussi, on a envie de finir en beauté cette année 2006 et on "fara tutto per portare a casa questa medaglia di bronzo".
Esperons simplement, que le match soit correctement sifflé

Saint-Omer - J6 (2006 09 02)
Résultats des Finales:

16H00: 7°-8°: Hollande 0 – Angleterre 6
17H30: 5°-6°: Allemagne 1 – France 2 (prolongations)
19H00: 3°-4°: SUISSE 1 – Italie 2
20H30: 1°-2°: Portugal 1 – Espagne 5

SUISSE: Roman, Fede (1), Gaël, Joshua, Simon; Martin, Mathieu, Manu, Michael et Patrick
Mi-temps: 0-1

La Suisse, a dominé ce match de la tête et des épaules, se créant une quantité incroyable de situations favorables pour tuer le match.
Une contre-attaque en première mi-temps, a donné l’avantage à l’Italie. La SUISSE domine, l’Italie Marque… (cela me rappelle quelque chose…)
En deuxième mi-temps, l’histoire se répète et après avoir nottament raté 2 penaltys, nous arrivons quand même à égaliser. C’était la moindre des choses, vu notre domination!
A 45 secondes de la fin du match, une dernière énorme situation de but : Gael passe à Matthieu qui est dans la zone. Il contrôle et parvient a tirer au but. Le gardien fait un arrêt difficile, la balle rebondit, Gaël arrive a la renvoyer, mais la balle passe… a côté…
Les Italiens arrivent a récupérer la balle à la bande, partent vers notre zone défensive, SHOOT après notre ligne de retour et but.
Il restait 30 secondes pour les prolongations.
On n’avait jamais dominé l’Italie comme nous l’avions fait aujourd’hui.
On a vraiment de quoi avoir des regrets, car nous avons été les méilleurs sur la piste. Mais une fois de plus, les Italiens ont été plus réalistes.
On ne méritait pas du tout ça, mais c’est arrivé.
Excellent arbitrage.

C’est donc déçus que nous quittons St-Omer, malgré une bonne 4ème place finale, devant des équipes qui affichaient elles aussi de bonnes ambitions pour ce CE, comme la France ou l’Allemagne..
Merci au Public de Saint-Omer, qui nous a soutenus pendant cette finale.
Pedro Antunes, Jorge Elias, Stéphane Simons et Toni Castellanos


Campeonato da Europa Juniores 2006 - Resumo
Em primeiro lugar tenho a dizer que foi um campeonato muito equilibrado.
Repare-se que a França que acaba em 5°, tinha ganho contra a Italia que acaba em 3° e que ganhou contra Portugal.

Os Holandeses, mostraram a falta de experiencia a este nível. (Não jogamos contra eles)

A Inglaterra veio com uma equipa bastante jovem e não conseguiu inquietar este ano as 6 equipas que terminaram à sua frente. Mas pode causar danos nos próximos anos. (Suiça 8- Ingaterra 2)

A Alemanha tinha uma boa equipa, com jogadores possantes e com grande capacidade fisica.
Levaram a França a jogar o prolongamento, na final para o 5° & 6° lugares. (Suiça 5- Alemanha 0)

A França, visava o 2° lugar neste europeu e colocou nesta equipa a maior parte do Budget da sua federação. Fez uma grande preparação e começou da melhor maneira este campeonato, batendo a Itália por 1-0. Uma equipa com grande preparação fisica, que joga com muita velocidade, mas que mais uma vez esbarrou contra a Suiça nos ¼ de final. (Suiça 7 – França 4)

A Itália, apresentou uma equipa muito defensiva e contou com um excelente Guarda-redes (Leonardo Barozzi do Viareggio – Tem escola de Alessandro Cupisti).
Jogou à “Italiana” e foi feliz nos contra-ataques. A nível de jogo organizado, mostrou muitas dificuldades. Defendeu bem e apostou no contra-ataque. Foi muito feliz… (Suiça 1 – Itália 2 na final para o 3° & 4° lugar)

Portugal, pode contar com 2 jogadores que conseguiram fazer a diferença. Os seus nomes são Diogo Rafael (do SLB) e João Pinto (FCP). Deixou muitas brechas na defesa e foi pouco paciente no ataque organizado.
Achei os jogadores muitas vezes, mais concentrados a criar “picardias” do que a jogar Hóquei em patins. Foi por isso que na Final o resultado foi tão avolumado para a Espanha (5-1). (Suiça 0 – Portugal 4 nas meias finais)

Espanha, foi sem dúvida nenhuma a melhor equipa deste Europeu de Juniores 2006.
Uma equipa muito disciplinada, dentro e fora de rinque. Comportamento exemplar.
Excelente a defender e a atacar. Muito bom jogo colectivo e jogadores capazes de desiquilibrar como por exemplo o seu capitão Ferran Formatje (para mim, o melhor jogador deste europeu). (Suiça 0 – Espanha 2)

A Suiça, com 10 x 4 horas de treinos desde o principio do ano, foi sem dúvida a equipa que a seguir a Espanha, melhor defendeu e melhor jogo colectivo apresentou.
Infelizmente, falhou demasiados golos, o que faz com que saia deste europeu fora do pódio.

Se tivesse que fazer uma seleção Europeia, escolheria sem dúvida muitos jogadores da Suiça para a fazer.

A minha equipa seria :
Guarda-redes :
Xavier Puigbi – Espanha
Roman Langenneger – Suiça

Jogadores :
Ferran Formatjer – Espanha
Jordi Ferrer – Espanha
Jaume Farres – Espanha
Santi Teixido – Espagne
Gael Gimenez - Suiça
Federico Mendez – Suiça
Joshua Imhof – Suiça
Diogo Rafael – Portugal

1 commentaire :
le juste a dit...
Votre Pays, il n'est pas Portugal?
Voilá, bonne chance Portugal.
Merci pour le jeune selection suisse.Ele a perdue, mais avec honor.
samedi, septembre 02, 2006 12:54:56 PM


C.E. Juniors 2006 - Suisse 4ème - in: Hockeypista.it:

"Gli azzurri sono riusciti a vincere la finale per il 3° posto contro una Svizzera sempre più presente in questi appuntamenti e ormai di diritto tra le squadre d'élite dell'hockey europeo.
Le reti di De Rinaldis nel primo tempo e di Bertoldi a 32 secondi dalla fine ci hanno regalato un bronzo meritato che evita il disastro completo nelle competizioni per squadre nazionali.
Questi ragazzi, che hanno lavorato sodo per un'intera estate, si meritano un ringraziamento e i complimenti di tutti gli appassionati di hockey su pista."

Les italiens on donc travaillé tout l'été.
Les Espagols, 1 mois et demi.
Les Portugais 3 semaines completes avant le CE, plus plusieurs stages avant juillet.
Les Français environs 5 semaines de préparation.
Les Allemands ont apparament très bien préparé aussi cet Euro.

La SUISSE arrive 4ème, en travaillant 4heures par jour, pendant 10 jours depuis le début de l'année.
Sur ce qui a été présenté, à part l'Espagne, personne méritait finir devant nous au classement finale.
Je suis très fière de tous mes jouers.
Pedro Antunes.


Campeonato da Europa de Hoquei - Juniores (outros comentários)

Comentário deixado por um Anonymous, sobre o resumo que escrevi sobre o "Campeonato da Europa Juniores 2006", ao qual tenho todo o prazer de responder. :

Anonymous: "A Suiça possivelmente até é capaz de ter jogadores com potencial, daí até serem bons jogadores, vai uma grande distancia, até serem melhores que os portugueses distam uma galaxia sem fim, é demasiado pretencioso, fazer uma analise como foi feita, quando se fica em 4º lugar e se calhar é por isso que esta seleçao suiça nao faz melhor pois quem nao consegue perceber as suas proprias dificuldades dificilmente consegue melhorar, quando forem capazes de planear e trabalhar em conformidade com um bom planeamento, e houver competencia real por parte de quem comanda, poderao entao pensar um dia em ser melhor que os portugueses, mas para isso têm de trabalhar mais, melhor e ter melhores campeonatos(mais competitivos), assim como treinadores que de facto sabem o que fazem, porque dizer nao chega, ha que haver respeito por quem é a 2ª maior potencia actual, no hoquei, que por acaso até era a campeâ em titulo, que por acaso em termos de titulos ganhos no geral continua a estar no guiness book, mas nada disto é por acaso nem é conseguido com conversas, existem de facto diferenças enormes, que depois sao traduzidas em campo, tal como existem diferenças para com os espanhois por isso perdemos com eles porque sao melhores e trabalham melhor e à mais tempo na base, Portugal só à 3 ou 4 anos trabalha ao mesmo nivel e por isso só agora está a voltar a discutir com a espanha as finais, este ano ganharam os espanhois em juvenis e juniores o ano passado ganhámos nós, nao vi Suiça nenhuma a ganhar nada, e se nao ganhou na geraçao que é agora sénior dificilmente voltará a ter outra opurtunidade, pois essa geraçao de jogadores suiços co-existiu com os anos mais fracos de portugal e italia."

Pedro Antunes :
"Amigo" Anonymous,
Agradeço o seu comentário.
Tem razão em vários pontos.
Noutros tem menos, como por exemplo quando diz que "entre os jogadores Suiços e Portugueses existe uma galaxia". Isso é verdade a nível geral, mas a nível destas seleções que estiveram presentes em St-Omer, os meus jogadores titulares, não ficam muito atrás dos portugueses. Portugal, soube isso sim aproveitar melhor que nós as situações de golo. Depois soube muito bem utilizar a nova regra da assistencia aos jogadores "lesionados", que mesmo com a entrada do médico podiam ficar em campo, arrancando assim vários "Time-Outs" com lesões imaginárias do seu Guarda-redes, quando a situação começava a ser complicada. Parabéns pela "Tactica" dos "Time-outs por lesão imaginária".
Nós não somos assim. Talvez seja também esse um dos nossos defeitos…

"...ter melhores campeonatos (mais competitivos)": Tem razão. Este é o nosso grande problema. Infelizmente, temos que escolher 10 de 15 ou 20 jogadores com qualidade, enquanto que em Portugal ou Espanha, se escolhem 10 de 1500… E é verdade também, que não conseguimos ter todos os anos uma seleção desta qualidade.

O que é que considera "treinadores que de facto sabem o que fazem"? Saber o que se faz, tem muito que se lhe diga. Se formos por aí, o único treinador que soube fazer as coisas como deve de ser, foi o Sr. Catxo Ordeig. Os outros não prestam !

Quanto ao Guiness Book, acho giro. Mas quantas pessoas no mundo conhecem o Hóquei em patins? Infelizmente o nosso desporto continua a ser um desporto de 3 ou 4 ruas…

Que acompanhamento fez a imprenssa deste Campeonato da Europa. Tirando 3 ou 4 site na Internet, quer-me parecer que a única coisa que os jornais escreveram, foram 3 ou 4 frases comunicadas á pressa pelo telefone, pelos dirigentes das equipas presentes.

A "História" que o hóquei em patins tem em Portugal, merecia outro respeito por parte da imprenssa nacional. Essa mesma História e o conhecimento deixado por grandes senhores como António Livramento, Torcato Ferreira, etc., permite a Portugal ser sempre um candidato ao título.

Não me venha agora com estórias e compare o que é comparável.

Eu não sou professor ou doutor de Hóquei em patins. Nem pretendo saber mais do que os outros. Neste Blog, escrevo o que penso e fiz a minha leitura deste Europeu. Não posso agradar a todos, como por exemplo, com certeza que não agrada a todos as escolhas definitivas dos selecionadores das várias seleções. Há sempre polémicas e é normal.

A Suiça, com o pouco que tem e que sabe, foi vice-Campeã da Europa de Séniores em Monza! No Europeu de Juniores de 2005 foi 3°. Neste Europeu viu fugir o 3° lugar a 30 segundos do fim do jogo com a Itália, quando dominou por completo o jogo e desperdiçou entre outros 2 grandes penalidades. (de assinalar a excelente arbitragem neste jogo de 3° & 4° lugares, que em nada influenciou o resultado. Perdemos, porque não soubemos marcar mais ocasiões criadas.)

Os nossos treinadores, não são pagos, para estar a estagiar com a seleção durante "X" semanas. Nós trabalhamos aos domingos..., de vez em quando... (10 em 2006)
Por isso, mais uma vez lhe digo : "Compare o que é comparavel"…

A Suiça, tem uma equipa jovem, que ainda pode dar que falar nos próximos anos.
Mas não tem jogadores profissionais e trabalham e treinam porque gostam de Hóquei. Nem ganham nada com o serem ou não serem campeões do Mundo... Não é isso que lhes vai dar de comer...
Daqui por 2 dias, já ninguém se lembra de quem é que foi campeão...
É preciso gostar mesmo muito disto, para que o hóquei em patins sobreviva!!!

Nós pagamos para jogar ou para estar presentes nos Europeus.
Não temos meninos "mimados"… Somos disciplinados e respeitamos todos os nossos adversários. Não somos arrogantes. Somos fisicamente possantes, mas não jogamos para aleijar ninguém.

Gostamos do que fazemos, das pessoas que encontramos, dos amigos que fazemos nestas competições e de dar o máximo em todos os jogos. Gostamos de continuar a prender ano a ano e tentar trabalhar cada vez melhor, na medida das nossas possibilidades e dos nossos conhecimentos. Com muito RESPEITO por todos.
Até breve!
Pedro Antunes

Mais 4 comentàrios :
Un utilisateur anonyme a dit:
Nao critico as motivaçoes, nem a forma descontraida como se encara o hoquei na Suiça, por isso nao existe qualquer tipo de comparaçao , porque nao é possivel comparar, mas por isso mesmo por uma questao de veracidade e seriedade para com as devidas diferenças, sem comparaçao, entender que numa seleçao do euro-junior, só cabe lá um jogador Portugues, é no minimo falta de conhecimento e de informaçao a respeito dos outros atletas, entao e o camporese? e o lesca? e o rinaldis, para nao falar só dos Portugueses.
E isto que eu critico se me é permitido, para um selecionador mesmo que sendo suiço, exige-se bom senso nas suas analises, por isso nao me admiro que falte sempre alguma coisa a estas seleçoes, inclusive nas tacticas utilizadas, porque muitas dessas tacticas estao hoje dependentes dessa capacidade de analise e pelos vistos isso falha um pouco por aí, nao?.
Agora nao tiro com isto o merito pelo trabalho realizado, mas há que ser realistas quanto possivel é o minimo exigido a quem está dentro da competiçao e com responsabilidades.
mardi, septembre 05, 2006 5:59:57 PM

Un utilisateur anonyme a dit :
Se há uma coisa em que os portugueses (familia hoquista) são os primeiros é no seguinte:

1- Falta de Humildade
2- Inveja de quem faz um bom trabalho (que por acaso é o caso do Pedro Antunes que está a fazer um excelente trabalho e sem dispor das mesmas condições que dispõem os portugueses)
3- Mau perder, porque fica sempre a ideia ou que fomos roubados ou que tivemos azar
4- A mania da grandeza, quando no fundo não passamos de uns pequenotes
5- Excesso de "filosofos hoquistas" que sabem tudo, que são os melhores e que querem é um bom tacho.
6- Quando há problemas no nosso hóquei interno, resolvemos os problemas alterando as competições sem consultar os clubes e sobe-se todas as taxas de inscrição, organização, arbitragem... Ou seja, para se continuar a amamentar muitos que se dizem boa gente...
7- e por aí fora...

A Suiça tem trabalhado bem nos últimos anos, o Pedro tem feito um grande trabalho, tal como muitas pessoas que estão envolvidas na mesma causa...

Parabéns Pedro, Parabéns Suiça...

Guiness Book??? Essa boa? Já alguem se …
mardi, septembre 05, 2006 7:50:21 PM

Hockey Lover a dit:
Pronto, então, para dar mais alguma alegria ao primeiro Anonymous, vou fazer uma alteração zinha na minha equipa preferida de juniores 2007.

A minha equipa seria então:
Guarda-redes :
Xavier Puigbi – Espanha
Roman Langenneger – Suiça

Jogadores :
Ferran Formatjer – Espanha
Jordi Ferrer – Espanha
Jaume Farres – Espanha
Gael Gimenez - Suiça
Federico Mendez – Suiça
Joshua Imhof – Suiça
Simon Von Allmen - Suiça
Martin Häfliger - Suiça

A Tactica, seria:
"Tudo ao monte e fé em Deus". Porque de tacticas eu não percebo nada...
;-)
mercredi, septembre 06, 2006 8:56:17 AM

Hockey Lover a dit:
Humor à parte, quero deixar bem claro, que todos os países tinham excelentes seleções e que Portugal não fugiu à regra.
Passei bons momentos com eles e sei que muitos deles, serão um dia selecionados na nossa equipa "A".
Diogo Rafael, João Pinto, Diogo Silva, serão seguramente alguns deles.
Com certeza que se fosse o selecionador de Portugal, meteria na minha escolha 7 ou 8 Portugueses e 2 ou 3 espanhóis.
Se Fosse da Italia, 7 ou 8 italianos e 2 ou 3 de outros países.
Tenho o maior respeito por todos, bem como por todos aqueles que representaram Portugal em Santander 2005, etc, mesmo sabendo que a maior parte deles, embora campeões da Europa, caíram num anonimato quase total um ano depois. Tenho pena que isso aconteça!
Até breve.
vendredi, septembre 08, 2006 1:40:00 PM